quarta-feira, 4 de novembro de 2015

2º GERA ENCONTRO



No sábado, 7 de novembro, a partir das 10h, acontece o 2º GERA ENCONTRO na Cinemateca Capitólio. Entrada franca.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

2º GERA ENCONTRO
A partir do desejo da criação de mais espaços de convívio e de trocas com a cidade, usuários e trabalhadores do GerAção POA - Oficina Saúde e Trabalho, um dos serviços da rede de Atenção Psicossocial de Porto Alegre (Secretaria Municipal de Saúde), construíram um momento para produzir encontros, promover expressão artística e cultural. Por isso, em parceria com a Cinemateca Capitólio convidamos a comunidade em geral para participar no dia 7 de Novembro de 2015 às 10h do 2º Gera Encontro na Cinemateca Capitólio com exposição e venda dos produtos da GerAção POA, mostra fotográfica “Caminhos do Capitólio” , exibição do média-metragem “Arte da Loucura” e do curta-metragem “Navegantes” e um bate-papo sobre a temática “Arte, Saúde e Cidade” com os convidados Adalberto Porto Alegre (historiador e artista visual), Darcy Gulart Vieira (artesão), Jacqueline Collar Pereira (socióloga), Emiliano Cunha (cineasta) e Marina Rainho (artista residente em saúde mental). Ressaltamos que o média-metragem “Arte da Loucura” terá uma sessão extra com áudio-descrição, e o bate-papo contará com intérprete de libras, ampliando as possibilidades de inclusão.

Programação
10h – Recepção no saguão principal Cinemateca Capitólio
Mostra fotográfica “Caminhos do Capitólio”

10h30min – Exibição do media metragem “ Arte da Loucura”
Sinopse: o média-metragem é o segundo título da trilogia sobre loucura das diretoras gaúchas Karine Emerich e Mirela Kruel. Resultado de registros do trabalho da Residência Artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia, realizado com integrantes da Companhia e Artistas, estudantes e funcionários e usuários da área de saúde mental do Hospital Psiquiátrico São Pedro em 2013.

11h10min - Exibição do media metragem “Arte da Loucura” com áudio descrição.

11h40min – Exibição do curta-metragem “Navegantes”
Sinopse: A “Nau da Liberdade” iniciou seus trabalhos em maio de 2013. Fazem parte do grupo usuários, estudantes e trabalhadores que navegam pelas águas da saúde mental através do fazer teatral, em que aprendizado, criação, cuidado, produção de subjetividade, autonomia e cidadania se hibridizam. São exploradores do próprio destino que, lançados ao mar da loucura, reinventam a realidade através da arte. Direção: Emiliano Cunha, Thaís Fernandes e Lívia Pasqual

12h – Bate-papo sobre a temática “Arte, Saúde e Cidade” com os convidados Adalberto Porto Alegre (historiador e artista visual), Darcy Gulart Vieira (artesão), Jacqueline Collar Pereira (socióloga), Emiliano Cunha (cineasta) e Marina Rainho (artista residente em saúde mental)

13h – Encerramento

Data: 07 de Novembro de 2015 às 10h
Local: na Cinemateca Capitólio. Rua Demétrio Ribeiro, nº 1085. Esquina com a Av. Borges de Medeiros. Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário