domingo, 30 de agosto de 2015

Petrobras Cinepalco



A partir de terça-feira, 1 de setembro, a Cinemateca Capitólio exibe a mostra Petrobras Cinepalco, dentro da programação do Porto Alegre em Cena, com uma seleção de obras-primas e filmes cultuados que propõem diálogos com o teatro. Com sessões até o dia 21 de setembro, A mostra é uma parceria da Petrobras, do Porto Alegre em Cena e da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre. O ingresso custa R$ 10,00.

Queimada!, de Gillo Pontecorvo, segue em exibição entre os dias 3 e 6 de setembro na sessão das 16h.

 O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

A MOSTRA
O ciclo de filmes sugerido pela Petrobras para o Porto Alegre em Cena une dois segmentos da arte ligando cinema, vídeos, teatro, dança e restauro numa só ação. A abertura da mostra será com os filmes da performer e compositora Meredith Monk, filmagens de textos famosos como Tio Vânia, Medéia e Othelo e a versão dirigida por Fassbinder para a TV de A encruzilhada das bestas humanas. Além dos filmes na sala principal do Cine Capitólio  - prédio recém-restaurado pela empresa -, haverá atividades também na sala multimídia, no 3º andar, onde acontecerá a mostra Cena Brasileira Contemporânea, com vídeos de grupos de teatro e dança brasileiros patrocinados pela Petrobras, comentados por professores das duas áreas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diretores dos grupos, artistas e pesquisadores. Na programação estão filmes de espetáculos e documentários sobre grupos icônicos da cena brasileira, como Cia Armazém, Cia Brasileira de Teatro, Grupo Galpão, Cia do Latão, Teatro da Vertigem, Grupo Caixa do Elefante, Grupo Corpo e Teatro Oficina. A abertura contará com a presença de Sérgio de Carvalho, diretor da Cia do Latão, lançando o vídeo do espetáculo Ópera dos Vivos.

PETROBRAS CINEPALCO - FILMES

Ellis Island
Estados unidos, 28 minutos, 1981 / Direção: Meredith Monk
Entre 1892 e 1927 quase 16 milhões de pessoas chegaram à Ilha Ellis tentando imigrar para os Estados Unidos. ​Para os 280.000 imigrantes que foram expulsos, a Ilha tornou-se a "Isle of Tears"​ (Ilha de lágrimas​). O filme mistura documentário, ​experimento​, ficção e dança descrito por Monk como "um mosaico de sons e imagens ​entrelaçados em ​um desenho ​musical formal".

Book of Days
Estados Unidos, 74 minutos, 1988 / Direção: Meredith Monk
Embora centre sua ação na Idade Média, os personagens do filme e suas preocupações são profundamente familiares​. Há paralelos entre esta idade de guerra - a peste​​ e​ ​o medo do Apocalipse - com os nossos tempos modernos de conflito racial e religioso, AIDS, ​e ​​o medo de ​aniquilação nuclear​. O filme tem uma qualidade ​mística, um senso de deslocamento​ ​que incentiva o espectador a refletir sobre a fragilidade e a finitude da experiência humana.

Tio Vânia* (Dyadya Vanya)
União Soviética, 104 minutos, 1971 / Direção: Andrei Konchalovsky
O professor aposentado Serebryakov visita sua propriedade rural com sua bela e jovem segunda esposa, Yelena. Vanya, irmão da primeira esposa do professor, que administra a fazenda, e Astrov, médico local, caem no feitiço de Yelena, enquanto reclamam do tédio sem fim de suas existências provinciais.
*Exibições sem legendas

Otelo (The Tragedy of Othello: The Moor of Venice)
Estados Unidos, 90 minutos, 1955 / Direção: Orson Welles
Desdêmona, filha de um aristocrata veneziano, é comprometida com Iago e foge com um heróico militar mouro Othello. Ressentido, Iago planeja separar o casal.

A Encruzilhada das Bestas Humanas (Wildwechsel)
Alemanha, 102 minutos, 1973 / Direção: Rainer Werner Fassbinder
A estupidez humana é levada aos extremos em “A Encruzilhada das Bestas Humanas”, uma metáfora da classe média em que um casal pequeno-burguês é literalmente transformado em um par de criminosos. Baseado na peça de Franz-Xaber Kroetz.

Medéia, a Feiticeira do Amor (Medea)
Itália, 110 minutos, 1969 / Direção: Pier Paolo Pasolini
Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona para se casar com a jovem e bela filha do Rei Creonte. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão.

A Gaiola das Loucas (La cage aux folles)
França, 103 minutos, 1978 / Direção: Édouard Molinaro
Casal de gays vive como marido e mulher e dirige clube de dança. O filho de um deles decide levar a noiva, filha de uma família tradicional da região, para conhecer seu pai e mãe, que não podem revelar sua condição de homossexuais. Baseado na peça de Jean Poiret.
GRADE DE HORÁRIOS


1 a 13 de setembro de 2015
1 de setembro (terça)
20h – Book of days e Ellis Island

2 de setembro (quarta)
20h –Book of days e Ellis Island

3 de setembro (quinta)
16h – Queimada!
18h – A Gaiola das Loucas
20h – Otelo

4 de setembro (sexta)
16h – Queimada!
18h – Medéia, a Feiticeira do Amor
20h – A Encruzilhada das Bestas Humanas

5 de setembro (sábado)
16h – Queimada!
18h – A Gaiola das Loucas
20h – Otelo

6 de setembro (domingo)
16h – Queimada!
18h – Tio Vânia
20h – Medéia, a Feiticeira do Amor 

8 de setembro (terça)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – Otelo
20h – A Gaiola das Loucas

9 de setembro (quarta)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – A Encruzilhada das Bestas Humanas
20h – Medéia, a Feiticeira do Amor

10 de setembro (quinta)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – A Gaiola das Loucas
20h – A Encruzilhada das Bestas Humanas

11 de setembro (sexta)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – A Encruzilhada das Bestas Humanas
20h – Otelo

12 de setembro (sábado)

16h – Deixa Ela Entrar
18h – Tio Vânia
20h – A Gaiola das Loucas

13 de setembro (domingo)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – Medéia, a Feiticeira do Amor
20h – A Encruzilhada das Bestas Humanas

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mais uma semana para ver Deixa Ela Entrar e Queimada!


O horror sueco Deixa Ela Entrar (2008), de Tomas Alfredson Queimada!(1969), clássico político do italiano Gillo Pontecorvo, com Marlon Brando no papel principal, seguem em cartaz na Cinemateca Capitólio até o dia 30 de agosto. Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro, ganha mais uma semana de exibição.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

FILMES
DEIXA ELA ENTRAR
(Låt den rätte komma in)
(Suécia, 2008, 112 minutos)
Direção: Tomas Alfredson
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar
Distribuição: Filmes da Mostra
Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontece, em que o sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.

QUEIMADA!
(Itália/França, 1969, 122 minutos)
Direção: Gillo Pontecorvo
Elenco: Marlon Brando, Renato Salvatori, Evaristo Márquez e Dana Ghia
Distribuição: Pandora Filmes
No século XIX um representante inglês é mandado para uma ilha do Caribe que se encontra sob domínio português, para incentivar uma revolta para favorer os negócios da coroa inglesa. Dez anos depois ele retorna, para depor quem ele colocou no poder, pois o momento econômico exige um novo quadro político na região.

AMOR, PLÁSTICO E BARULHO
(Brasil, 2015, 90 minutos)
Elenco: Nash Laila, Maeve Jinkings, Rodrigo Garcia
Direção: Renata Pinheiro
Distribuição: Boulevard Filmes
Shelly (Nash Laila) é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de Brega (estilo musical popular do nordeste brasileiro). Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna, mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo oamor e as relações humanas, encontrará grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende o sucesso de qualquer forma.

GRADE DE HORÁRIOS
25 a 30 de agosto de 2015


25 de agosto (terça)
15:00 – Amor, Plástico e Barulho
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

26 de agosto (quarta)
15:00 – Amor, Plástico e Barulho
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

27 de agosto (quinta)
15:00 – Amor, Plástico e Barulho
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

28 de agosto (sexta)
15:00 – Amor, Plástico e Barulho
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

29 de agosto (sábado)
15:00 – Amor, Plástico e Barulho
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

30 de agosto (domingo)
15:00 – Amor, Plástico e Barulho
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar



sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Horror sueco e clássico de Gillo Pontecorvo em cartaz



A partir de quarta-feira, 19 de agosto, a Cinemateca Capitólio resgata duas obras cultuadas: o horror sueco Deixa Ela Entrar (2008), de Tomas Alfredson, um dos grandes filmes da última década, que teve vida curta no circuito comercial de Porto Alegre, e Queimada! (1969), clássico político do italiano Gillo Pontecorvo, com Marlon Brando no papel principal. Depois da Chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes, segue em cartaz.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.


FILMES

DEIXA ELA ENTRAR
(Låt den rätte komma in)
(Suécia, 2008, 112 minutos)
Direção: Tomas Alfredson
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar
Distribuição: Filmes da Mostra

Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontece, em que o sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.

QUEIMADA!
(Itália/França, 1969, 122 minutos)
Direção: Gillo Pontecorvo
Elenco: Marlon Brando, Renato Salvatori, Evaristo Márquez e Dana Ghia
Distribuição: Pandora Filmes

No século XIX um representante inglês é mandado para uma ilha do Caribe que se encontra sob domínio português, para incentivar uma revolta para favorer os negócios da coroa inglesa. Dez anos depois ele retorna, para depor quem ele colocou no poder, pois o momento econômico exige um novo quadro político na região.

DEPOIS DA CHUVA
(Brasil, 2015, 90 minutos)
Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes
Elenco: Pedro Maia, Sophia Corral, Aicha Marques
Distribuição: Espaço Filmes

No ano de 1984, quando a ditadura militar se enfraquece, dois jovens baianos de 16 anos começam a perceber que estão vivendo uma fase importante do país. A descoberta do contexto político, com as eleições diretas para Presidente, mistura-se com as descobertas sexuais e o fim da adolescência.

GRADE DE HORÁRIOS
18 a 23 de agosto de 2015

18 de agosto (terça)
Programação Fechada

19 de agosto (quarta)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

20 de agosto (quinta)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

21 de agosto (sexta)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

22 de agosto (sábado)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

23 de agosto (domingo)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!


19:30 – Deixa Ela Entrar

sábado, 8 de agosto de 2015

Richard Peña em Porto Alegre






A Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS, e a Cinemateca Capitólio, com o apoio da Columbia University e parceria com Coordenacão de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, trazem a Porto Alegre, nos dias 16 e 17 de agosto, o curador e professor americano Richard Peña.

O renomado curador americano Richard Peña é professor de cinema na Universidade de Columbia, fez história durante 25 anos como diretor do New York Film Festival e, também, como programador do Film Society of Lincoln Center. Peña é, sem dúvida, um dos grandes responsáveis por abrir as portas de diversas cinematografias do mundo, apresentando novos filmes independentes para o público nos Estados Unidos. À frente da programação de cinema no Lincoln Center, realizou o New Directors/New Films, festival que apresenta anualmente a vanguarda do cinema mundial em Nova York. Organizou retrospectivas como as de Michelangelo Antonioni, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Youssef Chahine, Yasujiro Ozu, Carlos Saura, além de diversas mostras dedicadas ao cinema africano, chinês, cubano, polonês, árabe, coreano, turco, argentino, brasileiro, entre outros.

Peña ministrará a palestra Personal Visions: As Origens da American Avant-Garde, 1943-1969 no dia 16 de agosto, na Cinemateca Capitólio às 17 horas. No dia 17 de agosto, segunda-feira, das 9 às 16 horas, na Sala Redenção da UFRGS, ministrará o workshop Cinema em espaços alternativos: o futuro da programação de cinema e curadoria.
As atividades são todas gratuitas. As informações para inscrição do workshop estão no site http://www.ufrgs.br/difusaocultural/ .

PROGRAMAÇÃO
16 DE AGOSTO – DOMINGO
17 horas
Cinemateca Capitólio/Sala Multimídia

Personal Visions: As Origens da American Avant-Garde, 1943-1969
Palestra com o professor e curador de cinema americano, Richard Peña.
Palestra sobre o cinema não-narrativo e obras experimentais, geralmente assinadas por artistas individuais que trabalham por conta própria, com fortes paralelos com movimentos nas outras artes visuais, como o surrealismo, o expressionismo abstrato, a pop art e o minimalismo.

17 DE AGOSTO – SEGUNDA
Das 9h às 12h e das 14h às 16h
Sala Redenção – Cinema Universitário UFRGS


Cinema em espaços alternativos: o futuro da programação de cinema e curadoria
Hoje há uma vasta proliferação de filmes por todos os lugares – de shopping centers aos IPhones – como uma ameaça à cultura cinematográfica, mais do que possa parecer.

O espaço para alguns tipos alternativos de cinema muitas vezes parecem diminuindo em vez de expandir; o alcance de mídias por grandes corporações parece cada vez mais amplo. Este cenário faz o papel da programação e curadoria de cinema ainda mais crucial no atual turbilhão cultural. Confrontado pela infinita oferta de diferentes mídias, o público, mais do que nunca precisa buscar orientação e direção sobre o passado do cinema, presente e futuro possível. Usando de exemplos, a partir de programas de cinema ao redor do mundo, desde festivais, centros de mídia, cinematecas, micro-cinemas, e até mesmo a internet, Richard Peña irá apresentar tanto a história como o desenvolvimento e as propostas de programação e curadoria, debatendo estratégias da criação e promoção na programação de filmes e mídia.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mais uma semana para ver A Visitante Francesa, Depois da Chuva e Amor, Plástico e Barulho




A partir de sexta-feira, 7 de agosto, os filmes Depois da Chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes, A Visitante Francesa, de Hong Sang-soo, e Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro, retornam à programação da Cinemateca Capitólio, em nova grade de horários.  O ingresso custa R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.



O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.



FILMES

AMOR, PLÁSTICO E BARULHO
(Brasil, 2015, 90 minutos)
Elenco: Nash Laila, Maeve Jinkings, Rodrigo Garcia
Direção: Renata Pinheiro
Distribuição: Boulevard Filmes

Shelly (Nash Laila) é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de Brega (estilo musical popular do nordeste brasileiro). Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna, mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, encontrará grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende o sucesso de qualquer forma.

DEPOIS DA CHUVA
(Brasil, 2015, 90 minutos)
Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes
Elenco: Pedro Maia, Sophia Corral, Aicha Marques
Distribuição: Espaço Filmes

No ano de 1984, quando a ditadura militar se enfraquece, dois jovens baianos de 16 anos começam a perceber que estão vivendo uma fase importante do país. A descoberta do contexto político, com as eleições diretas para Presidente, mistura-se com as descobertas sexuais e o fim da adolescência.

A VISITANTE FRANCESA
(Da-Reun Na-Ra-e-Suh),
(Coréia do Sul/2012/90 minutos)
Direção: Hong Sang-soo
Distribuição: Pandora Filmes

Anne (Isabelle Huppert) é uma mulher francesa que está em uma pequena cidade na Coreia do Sul, onde visita um amigo que estáprestes a ter um filho e trabalha como diretor. Lá, ao visitar uma praia, conhece um empolgado salva-vidas (Yu Jun-sang), que tenta conquistá-la. Pouco tempo depois outras duas mulheres francesas, ambas chamadas Anne, chegam ao local e lidam com os mesmos personagens.


GRADE DE HORÁRIOS
06 a 16 de agosto de 2015

06 de agosto (quinta)

20:00 – 25 Watts, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

07 de agosto (sexta)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

08 de agosto (sábado)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

09 de agosto (domingo)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

11 de agosto (terça)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

12 de agosto (quarta)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

13 de agosto (quinta)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

14 de agosto (sexta)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

15 de agosto (sábado)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva

16 de agosto (domingo)

16:00 – A Visitante Francesa
18:00 – Amor, Plástico e Barulho
20:00 – Depois da Chuva