terça-feira, 28 de junho de 2016

Jeanine Meerapfel debate Amigomío




Neste domingo, 03 de julho, às 17h, acontece a exibição única do filme Amigomío, de Jeanine Meerapfel, na Cinemateca Capitólio. Após a sessão, há debate com a diretora alemã e Ana Luiza Azevedo. Meerapfel integrou ativamente a luta de mulheres por mais espaço no cenário audiovisual da Alemanha dos anos 1970. Com legendas em espanhol, a sessão faz parte da mostra Mulheres no Cinema, promovida pelo Goethe-Institut Porto Alegre.
Amigomío trata da relação entre Amigomío, então com oito anos, e seu pai, que tem 30 anos, é um acadêmico desempregado e recém-separado de Negra. De uma hora para a outra, Negra é presa pelos militares. Amigomío e seu pai precisam deixar a Argentina. Começa uma viagem cheia de aventuras pelos Andes. Eles encontram personagens peculiares, festivais inesperados, ônibus caindo aos pedaços e trens incomuns que atravessam florestas exuberantes e as minas de Potosí. Finalmente chegando em Quito, o pai de Amigomío consegue um emprego em uma empresa alemã. Com o passar do tempo, pesam-lhe entretanto a ausência de Negra e da Argentina, ao passo que Amigomío, com menos lembranças às quais se prender, integra-se mais facilmente ao novo país e se torna um equatoriano. Seu pai, contudo, quer continuar sendo argentino.
Jeanine Meerapfel é uma diretora e roteirista alemã-argentina. Nascida em Buenos Aires em 1943, filha de pais judeus alemães refugiados durante o Terceiro Reich, radicou-se na Alemanha em 1964. Já dirigiu mais de 15 filmes de ficção e documentário e constantemente se engaja em temas envolvendo identidade, política e imigração. Seu primeiro longa-metragem, “Malou” (1981) venceu o prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes e foi laureado também no Festival de San Sebastian. Desde 2015, Jeanine é presidente da Academia de Artes de Berlim.

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.


Dia 03 de julho de 2016, às 17h
Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)
Alemão, com legendas em espanhol
R$ 10 | Meia entrada para estudantes e idosos 

GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA
28 de junho a 03 de julho de 2016


28 de junho (terça)
20h – French Can Can

29 de junho (quarta)
16h – As Damas do Bois de Boulogne
18h – O Casamento a Três
20h – Curtas Alain Resnais

30 de junho (quinta)
18h – Virada Sustentável – Aliança Francesa

1º de julho (sexta)
16h – Curtas Alain Resnais
18h – As Damas do Bois de Boulogne
20h – Pinga Fogo

2 de julho (sábado)
16h – O Batedor de Carteiras
18h – O Casamento a Três
20h – A Esquiva

3 de julho (domingo)
17h – Amigomio + bate-papo entre Jeanine Meerapfel e Ana Luiza Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário