quarta-feira, 22 de junho de 2016

Lisandro Alonso debate Los Muertos no FRAPA



Com inscrições esgotadas, a quarta edição do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – acontece de 5 a 8 de julho de 2016 na Cinemateca Capitólio. O filme de abertura é Los Muertos (78min / 2004 / cópia em 35mm), do renomado diretor argentino Lisandro Alonso. Com entrada franca e legendas em inglês, a sessão acontece às 19h30 no dia 5 de julho, seguida de debate com o diretor. Os inscritos no FRAPA têm a presença garantida.

O Festival
O FRAPA– é o primeiro evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. O FRAPA tem como objetivo debater e reforçar a importância do roteiro na crescente produção de cinema e TV, bem como estimular a aproximação dos profissionais locais à produção do resto do continente. Em três edições, diversos profissionais renomados já passaram pelo FRAPA – nomes como Bráulio Mantovani (Cidade de Deus e Tropa de Elite 1 e 2), Fernando Castets (O Filho da Noiva), Marcos Bernstein (Central do Brasil) e Pablo Stoll (Whisky), entre muitos outros.
Buscando inspiração em festivais do gênero já consagrados nos Estados Unidos e na Europa, o FRAPA vem crescendo ano após ano. Conjugando mesas de debate, concursos, workshops, mostras, master class e rodada de negócios, o FRAPA se constitui em espaço central de reflexão sobre a escrita audiovisual na América Latina, estimulando o intercâmbio de experiências entre roteiristas e profissionais das demais áreas, qualificando profissionais e celebrando novas parcerias.
O FRAPA 2016 é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes, em correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Cinemateca Capitólio e patrocínio da Unisinos, do Final Draft e da SPCine. Leo Garcia é o diretor-geral do Festival e Mariana Müller é a produtora executiva.

Os Convidados

Teremos mais de 20 convidados confirmados para esta edição, entre eles se destacam o argentino Lisandro Alonso (“Jauja”), a uruguaia Inés Bortagaray (“Mi Amiga del Parque”, vencedor do prêmio de melhor roteiro em Sundance), Hilton Lacerda (“Tatuagem”), Jorge Furtado (“Real Beleza”), Rosane Svartman (“Totalmente Demais”), Doc Comparato (“O Beijo no Asfalto”), David França Mendes (“Corações Sujos”) e a alemã-argentina Jeanine Meerapfel (“Malou”).

Além da atração especial, o agente de roteiros norte-americano Matt Leipzig, sócio da Original Artists, uma das principais agências literárias da indústria audiovisual norte-americana, responsável pela representação de roteiristas e criadores de conteúdo de TV e cinema. Além da palestra de encerramento do festival, Matt também fará rodadas de negócios com roteiristas e produtoras.

Lista completa de convidados em: www.frapa.art.br/convidados.

Mostra de Curtas

Uma mostra internacional competitiva de curtas-metragens, com foco principal em seus roteiros a ser realizada na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Neste ano, foram 107 filmes inscritos de 23 países e selecionados 13 produções (do Brasil, Irã, Espanha, Índia, Estados Unidos, França, Suécia, Paquistão e Polônia), a maioria delesinéditos no Brasil.
Os filmes estarão concorrendo aos seguintes prêmios: “melhor roteiro”, “melhor personagem”, “melhor diálogo”, “melhor cena”, “melhor final”, “melhor título” e “melhor roteiro segundo júri popular”. O “melhor roteiro” ganhará um software Final Draft 9 (no valor de 250 dólares).

Lista dos curtas selecionados e suas sinopses:


A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário