quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Trio Sonatas no Concertos Capitólio

TRIO SONATAS NO CONCERTOS CAPITÓLIO

Concerto mostra diferentes texturas do período barroco




Secretaria da Cultura de Porto Alegre realiza no próximo dia 3 de setembro, às 18h, mais uma edição do projeto Concertos Capitólio. A exemplo do que já acontece na Pinacoteca Ruben Berta (com o projeto Clássicos na Pinacoteca), o projeto Concertos Capitólio tem o objetivo de promover apresentações de música erudita em um espaço destinado a outra atividade fim (no caso, o cinema), e ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, com entrada franca. O dia 3 de setembro vai marcar a apresentação do Trio Sonatas, formado pelos músicos Vladimir Soares (flauta doce), Vinícius Nogueira (violino barroco) eArthur Wilkens (espineta) e o programa terá composições do período barroco, com obras de Georg Philipp Telemann (1681-1767), Antonio Vivaldi (1678-1741), Giuseppe Tartini (1692-1770) e  Girolamo Frescobaldi (1583-1643).
O Trio Sonatas tem coordenação artística do flautista e educador musical Vladimir Soares, radicado na Alemanha há três anos e meio, onde cursou dois mestrados (música de câmara e flauta doce) na Musikhochschule Stuttgart  (Universidade de Música de Stuttgart), obtendo nota máxima em ambos, sendo que no mestrado de flauta doce recebeu Láurea, fato que não acontecia há 25 anos na classe de flauta doce desta universidade.  A curadoria do projeto Concertos Capitólio é de Ângela Diel.
Crédito Foto: Vladimir Sores, por Cláudio Etges.

PROGRAMA
Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Trio Sonata em Dó Menor TWV 42:c2 (11’)
Largo – Vivace – Andante – Allegro
Fantasia em Ré Menor TWV 40:d4 (7’)
Largo/Vivace - Allegro


Antonio Vivaldi (1678-1741)
Trio Sonata em Sol Menor (9’)
Allegro ma Cantabile – Largo – Allegro non molto

Giovanni Battista Fontana (1680/89-1730)
Sonata Seconda

Johann Jakob Froberger (1616-1667)
Toccata VII
Georg Philipp Telemann (1681-1741)
Trio Sonata em Ré Menor TWV 42:d10 (9’)
Allegro – Adagio – Allegro – Presto
Vladimir Soares, Flauta Doce
Vinícius Nogueira, Violino
Arthur Wilkens, Espineta


Currículo Músicos



Vladimir Soares (Flauta Doce)
Mestre pela Musikhochschule Stuttgart  (Universidade de Música de Stuttgart), na Alemanha, em dois mestrados; sendo o mais recente em flauta doce, cujo concerto de conclusão foi apresentado no último dia 29 de junho de 2016, pelo qual recebeu nota máxima e Láurea, o que não acontecia na classe de flauta doce nessa universidade há 25 anos (sob a orientação dos professores Hans-Joachim Fuss e Andrea Buchert), e o outro em música de câmara, pelo qual também recebeu nota máxima, sob a orientação do Professor Hans-Joaquim Fuss. Concluiu a Licenciatura em Música, com habilitação em flauta doce, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na classe de flauta doce da professora Dra. Lucia Carpena. Vencedor das edições de 2008, 2009 e 2010 do concurso Jovens Solistas da Orquestra Fundarte, do concurso Solistas DEMUS em 2010 e do concurso Jovens Solistas da OSPA em 2011, tem se destacado como intérprete de flauta doce e já atuou como solista à frente das principais orquestras do Rio Grande do Sul e da Stuttgarter Kammerorchester (Orquestra de Câmara de Stuttgart), na Alemanha. Iniciou seus estudos musicais no projeto Orquestra Villa-Lobos com a professora Cecília Silveira, em 1996. Seguiu seus estudos de flauta doce com a professora Mariana Hoffmeister, em 2004. Em 2005 e 2006 integrou o Octeto de Flautas Doces da EST. Em 2006 concluiu o curso técnico em música pela ESEP (Escola Sinodal de Ensino Profissional), na classe de flauta doce das professoras Luciane Cuervo e Juliana Pedrini. Tem participado de vários festivais de Música Antiga e masterclasses, tendo aulas com flautistas renomados. Desde 2001, atua como educador musical, ministrando aulas de flauta doce em escolas de música, escolas de ensino regular, projetos de extensão, ONGs e instituições culturais, no Brasil e na Alemanha.

Arthur Wilkens (Espineta)
Iniciou seus estudos musicais ao piano, mas logo o interesse pela composição o fez ingressar no Bacharelado em Composição Musical pela UFRGS, sob orientação do prof. Celso Loureiro Chaves. Nesse período, descobriu a música vocal e passou a estudar com o baixo-barítono Ricardo Barpp, integrando grupos como o Coral Porto Alegre, o Coro Sinfônico da OSPA e o Capela Vocal Joaquim Mendanha, conjunto de câmara voltado à interpretação de música colonial brasileira. A afinidade com o repertório barroco e renascentista o levou a estudar cravo, órgão e baixo contínuo.
Participou como cantor solista em obras como a Missa da Coroação de Mozart, Cantata BWV 4 de J.S. Bach, Magnificat de Buxtehude e Te Deum de Luís Alvares Pinto. Atualmente estuda Regência Coral na UFRGS e vem desenvolvendo trabalhos como cravista, cantor e regente em diferentes formações vocais e instrumentais.

Vinícius Nogueira (Violino Barroco)
Natural de Bagé/RS, iniciou seus estudos musicais no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) de sua cidade natal. Concluiu o curso de Violino no Conservatório Pablo Komlós (Escola da OSPA) com o professor Mauro Rech (2002 a 2005). Em 2006, ingressou no curso de Bacharelado em Música do Instituto de Artes da UFRGS, na classe de violino. Atualmente é aluno da classe do professor Thomas Albert em violino barroco na Hochschule für Künste em Bremen (Alemanha).



Serviço
Dia 3 de setembro de 2016 – 18h - Concertos Capitólio – Entrada franca
Cinemateca Capitólio
Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre-RS
Concerto Flauta Doce, Espinetta e Violino Barroco
Trio Sonatas
Vladimir Soares, Flauta Doce
Vinícius Nogueira, Violino Barroco
Arthur Wilkens, Espineta
Obras: Georg Philipp Telemann (1681-1767), Antonio Vivaldi (1678-1741), Giuseppe Tartini (1692-1770) e  Girolamo Frescobaldi (1583-1643).
Duração: 50 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário