quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Secretaria Municipal da Saúde debate A Paixão de JL na Cinemateca Capitólio



Neste sábado, 03 de dezembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio recebe uma sessão especial do filme A Paixão de JL, de Carlos Nader. Com entrada franca e projeção digital, a sessão organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz parte da programação especial da Prefeitura de Porto Alegre na semana do dia mundial da luta contra a Aids. Após a exibição, acontece um debate com especialistas sobre o tema.


A PAIXÃO DE JL
(2015, 82 minutos)
Direção: Carlos Nader

O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV.


Com o tema Cuidar e ser cuidado, a ideia da programação especial é provocar reflexões a respeito das atitudes com pessoas que vivem com HIV ou Aids, para que sejam mais solidárias, diminuindo o preconceito e o estigma. “Cuidar significa utilizar várias estratégias de prevenção, como proteção nas relações sexuais usando preservativo, fazer testagens regulares e começar o tratamento o mais cedo possível em caso de resultado positivo. Em especial, é ter solidariedade com as pessoas que vivem com HIV/Aids”, comenta a gerente de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis, Simone Ávila. “O preconceito e a discriminação fazem com que pessoas com o vírus não queiram se tratar, tenham vergonha e sejam excluídas. Com a campanha deste ano, queremos incentivar o cuidado no sentido da solidariedade e do respeito que merecem”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário