quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Cinemateca Capitólio recebe concerto de Natal da Banda Municipal

No próximo sábado, dia 17 de dezembro, às 17h, a Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) recebe a Banda Municipal de Porto Alegre para a realização de seu tradicional concerto de Natal.
A apresentação inclui obras de compositores como Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi, Tom Jobim. Adoniran Barbosa e Chico Buarque, além de clássicos natalinos. A apresentação da Banda Municipal na Cinemateca Capitólio tem entrada franca, com retirada de senhas a partir das 16h30.

Banda Municipal de Porto Alegre

Fundada em 1925, a Banda Municipal é uma referência cívica, cultural e social da cidade. Hoje com 41 integrantes, o grupo realiza apresentações periódicas no Teatro Renascença e também em outros locais públicos de Porto Alegre. Também realiza concertos com participação de intérpretes e compositores da música popular, mostrando novos arranjos para canções conhecidas do público.

 A estreia se deu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926. Posteriormente, as apresentações passaram também a ser realizadas nas praças públicas e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde se encontra hoje a Assembleia Legislativa. Com a morte de Otávio Rocha, a Banda sofreu seu primeiro revés, pois a nova administração municipal entendeu que a manutenção do grupo era por demais onerosa. A população, entretanto, protestou, e a Banda foi reorganizada, com o efetivo reduzido para 42 instrumentistas. Em 1950, com a aposentadoria do maestro Leonardi, substituído pelo professor Júlio Grau, este número seria reduzido ainda mais: 35 músicos. Posteriormente, durante o governo de Ildo Meneghetti, a Banda foi incorporada à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, quando da fundação desta. Em 1957, os cargos componentes da Banda foram declarados excedentes, o que na prática significou sua extinção. Somente em 1976 a Prefeitura voltou a avaliar o significado da Banda para a vida cultural da cidade, reinstituindo-a em caráter experimental. Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o "Macedinho", e o grupo voltou a projetar-se no panorama musical, fazendo-se presente em retretas, solenidades e atos cívicos. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a Banda foi incorporada a este órgão, subordinada à Unidade de Música.
PROGRAMA

1- Suite Nordestina – Mestre Duda
2- Lupicínio In Concert – Lupicínio Rodrigues
3- O Samba da Minha Terra – Dorival Caymmi
4- Águas de Março – Tom Jobim
5- Trem das Onze – Adoniran Barbosa
6- Homenagem ao Malandro – Chico Buarque
7- Copacabana – Braguinha & Alberto Ribeiro
8- Ponteio – Edu Lobo
9- Santana a Portrait – T. Coster/ T. Puente/ C. Santana/J.Shur/ R. Thomas
10- Happy – Pharrel Williams
11- A Classical Christmas
12- Jingle Bell Rock
13-A Chistmas Finale
14- Boas Festas


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Netto Perde Sua Alma comemora 15 anos



A Cinemateca Capitólio encerra sua programação de 2016 com uma sessão comemorativa dos 15 anos de lançamento do filme Netto Perde Sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas, no dia 15 de dezembro, às 20h. Entrada franca.
Na ocasião, estarão presentes os diretores, o ator Werner Schünemann, protagonista do filme, e diversos outros membros da equipe.

Lançado em setembro de 2001, Netto Perde Sua Alma é uma adaptação do romance homônimo de Tabajara Ruas, e colecionou prêmios e críticas elogiosas, tornando-se uma das produções mais marcantes do cinema gaúcho contemporâneo. O filme também tornou Werner Schünemann um nome conhecido nacionalmente, com participações em inúmeras produções de sucesso, como a minissérie A Casa das Sete Mulheres e as novelas Belíssima, Lado a Lado, Babilônia e Haja Coração, todas na Rede Globo.

NETTO PERDE SUA ALMA
(2001, 102 minutos)
Elenco: Nelson Diniz, Werner Schünemann, Laura Schneider
Direção: Beto Souza e Tabajara Ruas

Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido em plena Guerra do Paraguai e agora está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.

GRADE DE HORÁRIOS
13 a 18 de dezembro de 2016

13 de dezembro (terça)
15h30 – Sudoeste
18h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
20h – Girimunho

14 de dezembro (quarta)
15h30 – Sudoeste
18h – Eles Voltam
20h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas

15 de dezembro (quinta)
15h30 – Sudoeste
18h – Girimunho
20h – Sessão Especial de 15 anos de Lançamento de Netto Perde Sua Alma

16 de dezembro (sexta)
15h30 – Sudoeste
18h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
20h – Netto Perde Sua Alma

17 de dezembro (sábado)
17h – Concerto de Natal da Banda Municipal
20h – Netto Perde Sua Alma

18 de dezembro (domingo)
15h30 – Sudoeste
18h – Eles Voltam
20h – Netto Perde Sua Alma



A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Concertos Capitólio de Natal





Secretaria da Cultura de Porto Alegre realiza no próximo dia 10 de dezembro, às 18h, a última edição do projeto Concertos Capitólio em 2016. A atração é um concerto de Natal, com a Petite Messe Sollennele de Gioacchino Rossini, com a participação da soprano Rosimari Oliveira, da mezzo-soprano Angela Diel, do tenor Roger Scarton e do baixo Daniel Germano, com Cristina Caparelli ao piano e Alexandre Fritzen no órgão, além da participação do Madrigal Presto, com regência de Paulo Sefrin e técnica vocal de Lúcia Passos.

A exemplo do que já acontece na Pinacoteca Ruben Berta (com o projeto Clássicos na Pinacoteca), o projeto Concertos Capitólio tem o objetivo de promover apresentações de música erudita em um espaço destinado a outra atividade fim (no caso, o cinema), e ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, com entrada franca. Excepcionalmente nesta edição o Concertos Capitólio acontece no segundo sábado de dezembro.


Petite Messe Sollennele foi escrita por Rossini em 1863, possivelmente por encomenda do conde Alexis Pillet-Will para a sua esposa Louise. O compositor italiano, que havia parado de escrever óperas há 30 anos, a descreveu como seu “último pecado da velhice”. A missa foi executada pela primeira vez em 14 de março de 1864, na nova residência do casal Pillet-Will, em Paris.

As senhas podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na própria bilheteria da Cinemateca Capitólio.

O projeto Concertos Capitólio tem curadoria de Angela Diel.





Concertos Capitólio

Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)

Data: 10 de dezembro de 2016 (sábado)

Horário: 18h

Entrada franca

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Sudoeste em exibição



Primeiro longa-metragem de Eduardo Nunes, protagonizado por Simone Spoladore, Dira Paes e Mariana Lima, Sudoeste (2011, 128 minutos) entra em cartaz na Cinemateca Capitólio a partir de 30 de novembro. A exibição faz parte do ciclo Novíssimo Cinema Brasileiro, que também apresenta até o dia 11 dezembro os filmes Eles Voltam (2014), de Marcelo Lordello, Girimunho (2012), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr. e Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2012), de Julia Murat. O valor do ingresso é R$ 10,00.

FILMES

SUDOESTE
(2011, 128 minutos)
Direção: Eduardo Nunes
Elenco: Simone Spoladore, Dira Paes, Mariana Lima
Em uma cidade pacata e anônima, durante um dia apenas, Clarice (Simone Spoladore) vê sua vida se desenrolar de maneira circular, da morte ao nascimento, e depois à velhice mais uma vez. Ela observa as pessoas ao seu redor que não envelhecem e que não entendem sua existência. Esta mulher deve compreender a importância de temas fundamentais como a vida, a morte, a maternidade e a violência.

GIRIMUNHO
(2012, 88 minutos)
Direção: Helvécio Marins Jr., Clarissa Campolina
Elenco: Maria Sebastiana
Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.

HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS
(2012, 98 minutos)
Direção: Julia Murat
Elenco: Sonia Guedes, Lisa E. Favero, Luiz Serra
Jotuomba fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.

ELES VOLTAM
(2014, 100min)
Direção: Marcelo Lordello
Elenco: Maria Luiza Tavares, Georgio Kokkosi, Elayne de Moura
Cris (Maria Luíza Tavares) e Peu (Georgio Kokkosi), seu irmão mais velho, são deixados na beira de uma estrada pelos próprios pais. Os irmãos foram castigados por brigar constantemente durante uma viagem à praia. Após algumas horas, percebendo que os pais não retornaram, Peu parte em busca de um posto de gasolina. Cris permanece no local por um dia inteiro e, sem notícias dos pais ou do irmão, decide percorrer ela mesma o caminho de volta para casa.

GRADE DE HORÁRIOS
29 de novembro a 11 de dezembro de 2016

29 de novembro (terça)
19h – Cine-debate – Seminário Nilo Feijó: da escravização à reparação no Rio Grande do Sul

30 de novembro (quarta)
15h – Eles Voltam
17h – Girimunho
19h30 – Sudoeste

01 de dezembro (quinta)
15h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
17h – Sudoeste
19h30 – Girimunho

02 de dezembro (sexta)
15h – Girimunho
17h – Eles Voltam
19h30 – Sudoeste

03 de dezembro (sábado)
15h – Sudoeste
20h – A Paixão de JL

04 de dezembro (domingo)
15h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
17h – Sudoeste
19h30 – Eles Voltam


06 de dezembro (terça)
15h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
17h – Sudoeste
19h30 – Eles Voltam

07 de dezembro (quarta)
19h30 – Sudoeste

08 de dezembro (quinta)
15h – Eles Voltam
17h – Sudoeste
19h30 – Girimunho

09 de dezembro (sexta)
15h – Girimunho
17h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
19h30 – Sudoeste

10 de dezembro (sábado)
18h – Concertos Capitólio
19h30 – Sudoeste

11 de dezembro (domingo)
15h – Girimunho
17h – Sudoeste

19h30 – Eles Voltam


A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Secretaria Municipal da Saúde debate A Paixão de JL na Cinemateca Capitólio



Neste sábado, 03 de dezembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio recebe uma sessão especial do filme A Paixão de JL, de Carlos Nader. Com entrada franca e projeção digital, a sessão organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz parte da programação especial da Prefeitura de Porto Alegre na semana do dia mundial da luta contra a Aids. Após a exibição, acontece um debate com especialistas sobre o tema.


A PAIXÃO DE JL
(2015, 82 minutos)
Direção: Carlos Nader

O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV.


Com o tema Cuidar e ser cuidado, a ideia da programação especial é provocar reflexões a respeito das atitudes com pessoas que vivem com HIV ou Aids, para que sejam mais solidárias, diminuindo o preconceito e o estigma. “Cuidar significa utilizar várias estratégias de prevenção, como proteção nas relações sexuais usando preservativo, fazer testagens regulares e começar o tratamento o mais cedo possível em caso de resultado positivo. Em especial, é ter solidariedade com as pessoas que vivem com HIV/Aids”, comenta a gerente de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis, Simone Ávila. “O preconceito e a discriminação fazem com que pessoas com o vírus não queiram se tratar, tenham vergonha e sejam excluídas. Com a campanha deste ano, queremos incentivar o cuidado no sentido da solidariedade e do respeito que merecem”, afirma.