Centro de Documentação


CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA CAPITÓLIO


O Centro de Documentação e Memória Capitólio é responsável pela prospecção, preservação e difusão da Memória do Cinema Gaúcho e Brasileiro, sua linha de ação esta focada em quatro eixos: Acervo Audiovisual, Acervo Documental, Atendimento a Pesquisa e Difusão da Informação, sendo composto por:

·         Biblioteca especializada na área de cinema;
·         Acervo arquivístico;
·         Acervo de filmes em películas;
·         Acervo de filmes em vídeos (VHS, DVDs, Blu-Ray, DCP, etc.);
·         Acervo de peças históricas;
·         Acervo de cartazes;
·         Salas de pesquisa de vídeos.

O Acervo da Biblioteca é composto por material bibliográfico diferenciado sobre o cinema nacional e internacional, tais como, livros, periódicos, catálogos e folhetos relacionados ao cinema. Entre os materiais bibliográficos vamos encontrar a coleção completa do Festival de Gramado, uma coleção de material informativo, como catálogos que registram a produção cinematográfica do Rio Grande do Sul, bem como dos principais pólos produtores de cinema, Rio de Janeiro e São Paulo; biografias, crítica e interpretação, resenhas e roteiros cinematográficos completam os recursos informacionais da Biblioteca.



























Também neste espaço encontra-se o Acervo Arquivístico dividido em três grandes fundos documentais, sendo eles: Cinemateca Capitólio, Acervo da Coordenação de Cinema Vídeo e Fotografia e Arquivos Pessoais de cineastas, fotógrafos e críticos de cinema, dos quais podemos citar: Fatimarlei Lunardeli, Jorge Furtado, Odilon Lopez, Tony Rabattoni, Tuio Becker, Luiz Carlos Lisboa e Antonio Carlos Textor. Entre os documentos arquivísticos encontramos roteiros e sinopses de filmes, recortes de jornais e revistas, currículos, folders de programação de cinema, clippings de entrevistas em áudio, relatórios, projetos, imagens fotográficas, cartões-postais, correspondências, entre outros documentos relacionados ao cinema gaúcho e brasileiro.





























No Acervo de Filmes em Películas são encontrados filmes em 8mm, 16mm e 35mm, entre tantos outros encontramos os filmes gaúchos premiados como Sal de Prata, Tolerância, Verdes Anos, Ilha das Flores, Anahy de Las Misiones, Houve uma Vez Dois Verões, Carrocel, Quintana dos 8 aos 80, Três Minutos, Dona Cristina Perdeu a Memória, O Homem que Copiava, todo este acervo retrata a memória do cinema gaúcho. O Filme mais antigo que consta no acervo é o Clarlot Vagabundo, de Charles Chaplin de 1916. Também fazem parte do acervo, filmes institucionais e pessoais.





O Acervo de Filmes em Vídeo é composto por mais de oito mil títulos classificados como Projetos Especiais, sendo eles: Cine Esquema Novo, Projeto Olho na Rua, Curta nas Telas, Divercine; Longas Brasileiros, Coleção Raridades de um Século, Clássicos do Cinema;  Depoimentos; Documentários; Entrevistas; Debates; Carnaval; alem de uma grande quantidade de filmes que estão classificamos como gerais, pois são filmes dos mais diversos gêneros e reunidos de diferentes procedências, nacionais e estrangeiros que podem ser pesquisados em uma sala específica equipada para pesquisa em diferentes mídias. Neste acervo podemos ainda destacar alguns filmes de diretores consagrados, como: Buster Keaton com diversos títulos da década de 20 que podemos citar como exemplo, A General e Our Hospitality , filmes de Glauber Rocha como Terra em Transe e o Dragão da maldade contra o Santo Guerreiro, de Jean-Luc Godard com o titulo Le Mépris, Orson Welles com Cidadão Kane, Alfred Hitchcock com o título Os 39 degraus, entre outros clássicos do cinema.







Na Coleção de Peças Históricas vamos encontrar peças que contam a história e a evolução dos equipamentos de filmagens e projeção nas diferentes bitolas e suportes.




Filmadora






Projetor de filmes

Maleta com projetor


A Coleção de Cartazes conta com mais de dois mil cartazes que ilustram a história do cinema e marcam épocas através das imagens.




Esses itens estão em fase de processamento técnico, sendo gradativamente disponibilizados para pesquisa on-line, onde será possível visualizá-los, solicitar reservas e fazer renovações dos materiais disponibilizados para empréstimo.


RELAÇÃO DOS ACERVOS DISPONÍVEIS PARA CONSULTA:

  • Arquivos Pessoais:
      ü  Antônio Carlos Textor

ü  Fatimarlei Lunardelli

ü  Jorge Furtado

ü  Luiz Carlos Lisboa

ü  Odilon A. Lopez

ü  Tony Rabatoni

ü  Tuio Becker
           
  •  Acervo de Cartazes
  •  Acervo Textual Cinemateca Capitólio
  •  Acervo Textual Coordenação de Cinema Vídeo e Fotografia
  •  Acervo Filmes em Multimeios (VHS e DVDs)
  •  Acervo Filmes em Películas
  •  Acervo de Peças Históricas
  •  Acervo Sonoro
     
  Acesse aqui nosso Banco de Dados: http://capitolio.org.br/portal

  • Acervo Bibliográfico (Livros, Periódicos, Catálogos, Guias, Perfis, etc.): 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO NA BIBLIOTECA:

  • De Terças-feiras a Sextas-feiras – das 9h às 12h e 13h30min as 17h:30min;
  • Em outros horários agendar através do e-mail pesquisacapitolio@gmail.com

CONTATOS:


EQUIPE TÉCNICA, FORMADA POR:

  • Arquivistas;
  • Bibliotecária;
  • Estagiários (a) de Arquivologia, Biblioteconomia e História.
  
ACEITAMOS DOAÇÕES DE ACERVOS LIGADOS AO CINEMA (FILMES, VÍDEOS, DOCUMENTOS, LIVROS, REVISTAS, ETC.). FAÇA SUA DOAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA AUDIOVISUAL GAÚCHA E BRASILEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário